sexta-feira, 21 de setembro de 2007

academia



esparramar-se nas alturas
de algum monstro nascido
há milênios

pra sucumbir de perto
à poeira e ao desejo
enciclopédico

estudar em detalhes
galhos, raízes, folhas de almaço:
corpo óbvio de estudo

e, munida de ignorância cheia de
dedos,

fazê-lo em pedaços

poema de ana palindroma

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Momento NME



M.I.A. – Kala
Confesso que não gostava da MIA. Em 2005 torci o nariz para ela enquanto o mundo todo admirava sua cd “Arular” e “Bucky Done Gun” freqüentava as paradas de sucesso das rádios. Para mim era uma comoção besta da crítica estrangeira dessa artista que considerava exótico uma artista usar samples de “Brazilian funk” em suas musicas, já para nós brasileiros não havia novidade nenhuma nesse som. Dois anos se passaram e MIA volta com seu novo cd Kala, e para mim dessa vez mostrou a cingalesa mostrou a que veio. Experimentação é a palavra de ordem, baralhos e inspirações das mais inusitados inusitadas são encontradas nas diferentes faixas desse trabalho. Em “Bird Flu” tem um barulinho que parece feito de criancinha gargarejando acompanhado de uma batucada pra brasileiro nenhum botar defeito. O single “Boyz” com seu refrão que parece dizer “Pois é, pois é!” pode se passar por som de terreiro de macumba para um ouvinte desavisado. “Jimmy” é inspirada numa canção que foi hit na índia, de um filme famoso “bollywoodiano” (recomendo também o clipe, totalmente kitsch) . Tudo isso além de estranho pode parecer chato e pretensioso, mas na verdade MIA consegue produzir algo super pop e divertido. É justamente toda essa estranheza que encanta a audição de Kala, ainda mais comparando à falta de originalidade e ousadia em que a musica pop se encontra.

Nota: 8

Sugestões de download: Jimmy, Boyz, Bird Flu, Paper Planes

Download





Spoon – Ga ga ga ga ga
Se o novo cd da MIA chama atenção pelo som exótico, o forte do novo cd do Spoon é justamente a simplicidade das musicas. E isso não é uma critica, na verdade, um puta elogio. Numa época em que a pretensão de certos artistas atinge níveis imensuráveis é sempre muito bem recebida uma banda que chega com um rock bem básico e despretensioso como deve ser mesmo. O disco abre com “Don’t Make me a Target” que dá o tom do som básico de fácil digestão que irá seguir pelo resto do disco. Em “You Got Your Cherry Bomb” as coisas ficam mais animadas e faz uma dobradinha deliciosa com “Don’t You Evah”, uma das melhores do disco que lembra muito os melhores momentos do Cake. “Finer Feelings” é outra pérola que teria total potencial para se tornar hit caso um dia entre na trilha sonora de alguma novela da Globo. O ponto baixo do disco vem justamente da faixa mais experimental “Ghost of Your Lingers”. Os vocais desordenados e guitarra distorcida simplesmente não decolam e é a única faixa chata do disco. O que é muito pouco para um trabalho em que todo resto é irretocável.

Nota: 9

Sugestões de download: You Got Yr Cherry Bomb, Don’t You Evah, Finer Feelings, The Underdog

Download


Outras faixas de outros artistas que são essenciais de serem conferidas:

Rilo Keley – Silver Lining
Justice – D.A.N.C.E
GoodBooks – Illness
Super Furry Animals – Show your Hand
The Sounds – Painted by Numbers
Tokyo Police Club – Your English is Good

domingo, 16 de setembro de 2007

Emoção pra valer!



Domingo de sol.

Todo mundo vivendo intensamente e aproveitando o dia.
Aqui na minha casa uns aproveitaram o domingo para:

Ir o Zoológico - Passei. Muito quente, muito fedido e com muitas crianças histéricas e pais idem. Em outra época e com amigos até era um passeio legal. Hoje eu passo. Eu quero é sossego!

Ir o Mercado Municipal de São Paulo - Passei. 'Não tô muito afim de novidade. Fila em banco de bar...' Boa Amarante! Bate aqui o/! Não tô podendo em travar conhecimento com ninguém hoje. Comer o sanduíche de mortadela, beber e ser simpática... prefiro beber e engordar em casa. Eu passo.

Lavar o carro e deixá-lo um brinco - Passei. Não tenho carro e nem sei dirigir.

Passei tudo isso e decidi o que vou fazer com a segunda parte¹ do meu domingo:

Ir na adega comprar smirnoff ice, patê de anchôvas, torradinhas para o patê, queijos exóticos, azeitonas de Itu e, se o dinheiro permitir, um vinho doce. Voltar pra casa me esparramar no sofá e assistir ao filme 'Cães de aluguel' que eu nunca assisti e vai fazer aniversário de 1 aninho na minha estante. Depois dormir um pouco. Acordar e fazer o gongyo da noite, escrever as cartas que estou devendo aos meus amigos, estudar e dormir de novo. Ô que coisa boa!

Acho que 'viver intensamente' é um troço bem relativo.

¹A primeira parte foi dormir, tomar café da manhã, assistir a um dvd dos Simpsons e arrumar meu quarto ouvindo 'The best of New Order'. Uma beleza!