quarta-feira, 3 de outubro de 2007

São as galinhas mais felizes que botam os ovos mais gostosos

Saber que o que nos espera no futuro é incerto dá uma dinâmica completamente estranha para uma vida que nunca teve bases sólidas ou apoio estrutural. Ter liberdade para decidir onde afundar o barco, onde padecer perante a carnificina, com quem e como, é simplesmente fantástico e dá à nossa geração de pobres uma oportunidade ímpar de experimentar o que é aproveitar a vida segundo nossos paradigmas já não tão fundados.

A globalização, a extinção das classes sociais, a nova divisão internacional do trabalho e a recém eclodida geração da sociedade técnico-informacional está aí e temos que curtir este momento. A pobreza passou (na verdade ela não passou assim simplesmente, mas vamos considerar que passou) de simplesmente financeira para estrutural. Ela existe e foi muito bem assimilada por todos. Deram a ela o seu devido valor afinal!!! Até que enfim ganhou consciência. Ela deve existir. Não faz sentido enriquecer os pobres, pois se os pobres ficarem ricos, quem serão os pobres? Pois antes disso há todo um sistema de equilíbrio que vai exigir uma compensação ao enriquecimento alheio. Claro, de quem não devia enriquecer. Se quem enriquece é um podre de rico, aí tudo bem.

E como fazer para que os pobres não se sintam pobres? Fazendo os meio pobres se sentirem pobres também, camuflando uma possível revolta dos miseráveis, e colocando classes próximas socialmente lutando uma contra a outra. E com a supressão do espaço-tempo isso fica ainda mais legal!

Viva os telecentros, viva as lan-houses populares. Viva o orkut, o blog e a câmera digital! Vamos padecer, mostrando cada passo dessa investida vertical para o mundo!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

beijosmeliga.

seu dia esta ruim?
seu carro morreu naquela avenida movimentada?
chegou atrasado no trabalho?
levou bronca do chefe?
derrubou catchup na sua camisa novinha?
levou chá de cadeira no detran?
perdeu a carteira?
roubaram sua senha do orkut, e mudaram seu nome pra "ju taradinha"?
tá com dor de dente?

sua vida anda chata, boba, feia e cara de mamão?

ligue 0800-883-0012, e ouça uma mensagem de fé, coragem e perseverança.

domingo, 30 de setembro de 2007

Shu


O beco está quieto e mal iluminado. O vapor proveniente dos bueiros dificulta a visão e preenche o ar com o odor fétido dos esgotos da metrópole. O silêncio congelante que rodeia o local é quebrado esporadicamente pelos ratos que se esgueiram entre as lixeiras à procura de restos de comida.

Do fundo do beco emana uma luz alaranjada e tremulante. No final deste corredor claustrofóbico se encontra um grande caçamba de lixo, com intensa chamas em seu interior. As grandes línguas de fogo lambem o ar freneticamente, fazendo o pútrido vapor acima das labaredas rodopiar numa dança fantasmagórica.

Próximos à caçamba, escondidos entre as sombras, dois jovens encapuzados observam fixamente as chamas. A penumbra que os rodeia não permite que seus rostos sejam vistos. Na verdade, somente devido ao brilho do fogo refletido em seus olhos podia-se dizer que sob cada capuz existia algum rosto.

Naquele momento os menos afortunados podiam notar uma pequena silhueta, quase hominídea, que pouco a pouco ia se definindo entre as labaredas. A figura se contorcia lentamente, acariciando as línguas de fogo ao seu redor. Os dois jovens observavam extasiados a dança hipnótica do homúnculo. À medida que a dança se intensificava, o reflexo nos olhos dos rapazes ia se tornando cada vez mais opaco e sem vida.

Em pouco tempo, a dança cessou. Agora, já não se pode dizer com certeza que sob cada capuz existe um rosto. Não há mais brilho nos olhos. Dentro de cada capuz, apenas um vazio negro. Vazia também está a caçamba de lixo. Lá não existe mais fogo ou Criatura. Mas Sua presença é inegável. Os fantoches sem rosto semearão Sua vontade e procriarão em Seu nome.

Ele está no meio nós.
..
.
Obs: texto baseado em experiências do autor

My Best Friend


My Best Friend por Hello Saferide

You call me up in the mornings

We’ll stay on the phone until dawning
You tell me secrets I actually keep
You call me up around noon and
Bring me all the good gossip
You hold my head when I throw up
I hold your hand when you weep

And we talk about friends and we talk about records, talk about life and
we’ll talk about death, and we dance in the living room, dance on thesidewalks,
dance in the movies, dance at the festivals, dance, dance
No men ever really dance like this

Damn! I wish I was a lesbian
Damn! I wish I was a lesbian
Damn! I wish I was, and that you were, too
So I could fall in love with you

You call me up in the evenings
And tell me what they did this time
No matter what, I’m by your side
When it’s raining, we’ll go to the video store
We even like the same movies
No damn jedis or hobbits this time

And you laugh at my jokes and I laugh at your jokes and I even like the
birthday presents you get me,and we dance in the living room, dance on the sidewalks,
dance in themovies, dance at the festivals, let’s dance, dance.
No men ever really dance like this

Why don’t, why don’t I fall
Why don’t I just fall in love with you

Tradução

Você me liga de manhã
E nós ficamos no telefone até o entardecer
Você me conta segredos que eu guardo de verdade
Você me liga mais tarde
Me conta as melhores fofocas
Você segura minha cabeça quando vomito
E eu seguro sua mão quando toma um susto

E nós conversamos sobre os amigos, discos, sobre a vida e morte
E nós dançamos na sala de estar e nos passeios
Nós dançamos durante os filmes e em festas, dançamos, dançamos
Nenhum homem nunca dançou tão bem assim

Droga! Eu queria ser uma lésbica
Droga! Eu queria ser uma lésbica
Droga! Eu queria ser uma e queria que você fosse também
Para que eu pudesse me apaixonar por você

Você me liga de noite
E conta o que aprontaram com você dessa vez
E não importa nada, sempre estou do seu lado
Quando está chovendo nós vamos à locadora de filmes
Nós até gostamos dos mesmos filmes
Nada das merdas de jedis e hobbits dessa vez

E nós rimos das minhas piadas, nós rimos das suas piadas
E eu gosto de verdade dos presentes de aniversário que você me dá
Nós dançamos durante os filmes e em festas, dançamos, dançamos
Nenhum homem nunca dançou tão bem assim

Por que eu não me apaixono?

Por que eu não me apaixono logo por você

Que o amor é cego todos sabem, mas é inegável que dá vontade de dar um cão guia para esse sentimento ceguinho para conduzi-lo por caminhos mais seguros. Seria tão bom nunca se apaixonar por quem não te respeita, não te dá confiança, por quem não exista uma compatibilidade cultural, por quem está longe... Mas na maioria das vezes não é assim, e quando percebemos estamos nutrindo sentimentos por aquela pessoa que, se não fosse pelo nosso sistema límbico, passaria de longe de nossas vidas.
E é sobre isso que essa letra do Hello Saferide trata, escolher por quem nos apaixonamos. E as cantoras suecas ainda vão mais longe e não apontam uma pessoa aleatória para ser a razão de seu afeto, escolhem logo o melhor amigo. Elas discorrem como seria maravilhoso namorar alguém com quem temos uma afinidade infinita, que nos diverte, que preenche nossas vidas de maneira intensa e que faz com que qualquer tempo que passemos juntos sempre parecer insuficiente.
Realmente é uma maneira muito pratica de pensar, já temos intimidade e conhecimento sobre nossos amigos, compartilhamos muitos interesses em comum, sabemos o que nos deixa felizes, dessa formas muitos obstáculos de um relacionamento seriam facilmente ultrapassados. Mas ao mesmo tempo eu fico com receio de avançar nesse sentido com uma amizade. Paixão e sexo mudam de maneira drástica qualquer relacionamento e mesmo o amor mais sincero vindo de uma amizade sólida pode ser abalado. Acho que um dos grandes trunfos da amizade é justamente não entrar nesse território turbulento, embora como disse no começo do texto, se o ceguinho do amor um dia trombar de cara com a amizade, o melhor a fazer é se jogar mesmo já que nada consegue domar esse sentimento.
Por fim irei terminar com uma teoria que a integrante do Hello Saferide disse em seu show em Porto Alegre este ano: “Pessoas são como músicas. Vocês devem saber que música são. E se um dia encontrarem alguém que seja “Only God Knows”, do Beach Boys, fique com ela para sempre”.


Vídeo: