quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sobre amor e pessoas más

Cena de Arquivo X, quando Mulder vai a Hong Kong investigar e da de cara com Krycek tentando vender a fita que contém informações do governo que prova que mulder não é um maluco falando asneiras. É também meu episódio favorito (O mistério de Piper Maru I)


É sempre assim, eu sempre prefiro os vilões.
Se não os vilões, os personagens sem personalidade, fracos e desesperadores.
Logo, anti-heróis.

Há alguns anos atrás, uma amiga me deu um livro de presente. Se não agora, quando? do Primo Levi. O livro conta a história de um bando de judeus desgarrados do Exército Vermelho, à procura de proteção, identidade e uma pátria. Este bando sai caminhando de Valuets, na antiga URSS, até chegar em Milão, na Itália. E se escondem, sofrem, alguns até morrem, etc. “Um livro de judeu”, como diz meu marido, que não é anti-semita.

Fato é que este livro tem um personagem, com o qual eu peguei simpatia logo nas primeiras páginas; o Leonid. Ele é calado, arredio, fraco, imprevisível, apaixonado e até irritante. Mas eu adorava Leonid.E quando ele [spoiler] morre no meio da história, quase tive vontade de jogar o livro para o lado. Só continuei a leitura por respeito à amiga Ana, que me deu o livro com carinho e uma belíssima dedicatória.

O mesmo aconteceu com outro livro, que ganhei de presente de uma outra Ana. Porcos com asas, de Marco L. Radice & Lídia Ravera.Ele conta a historinha de amor de dois adolescentes comunistas. Rocco e Antônia, o lindo casal capa-de-revista. Tenho simpatia por Lisa, a amiga mais velha e madura de Antônia, que na primeira crise do casal, sai com Rocco, dorme com ele e ainda fica insegura, mesmo ele sendo só um
garoto.

Em On the road, do Jack Kerouac, eu não tive compaixão nenhuma por Dean Moriarty. Achava-o chato, inconveniente e elétrico demais. Queria ser Sal Paradise. Queria ter nascido homem, pra me comportar como ele.

Em Arquivo X, meu personagem favorito é o Alex Krycek, um capacho que foi contratado pra vigiar o mocinho do seriado, e quando não precisavam mais dele, tentaram matá-lo. Só que ele não morreu, e agora é um fora-da-lei com uma fita
comprometedora, que o lado mau quer destruir, e o lado bom quer justamente pra destruir o lado mau. Krycek é traidor, sem escrúpulos, muda de lado conforme lhe convém.
(Ainda estou na 4º temporada, mas já sei quase tudo que acontece com Krycek, adoro spoilers)

Em Smallville, como qualquer um, tenho raiva do casal Clark-Lana. Eles nunca se decidem, e quando se decidem, ficam em crise. Por isso que o jovem Lex Luthor faz a alegria de quem é fã do seriado. Lex sempre foi um rapaz mal intencionado, traumatizado e manipulador. E pra ajudar, é milionário.

Existe mais um zilhão de exemplos; Mocinhos são chatos, enjoativos, politicamente corretos demais, e sempre acreditam na bondade das pessoas. Sei que muita gente concorda comigo, vilões e anti-heróis têm mais charme, são mais fascinantes e donos de uma auto-confiança que beira o absurdo.

Na vida real? Eu estou mais pra mocinha. Sou enjoativa e acredito demais na bondade das pessoas. Não sei dizer grandes mentiras, não sei blefar, nem criar planos malignos e minha compaixão com os outros é maior que amor-de-mãe.

Aliás, acho que é esse amor-de-mãe que faz com que Leonid, Lisa, Sal, Krycek e Lex morem no meu coração.

Nenhum comentário: