quinta-feira, 19 de julho de 2007

De onde vem nosso gosto musical?



Outro dia estava eu, chegando na faculdade ouvindo Kelly Clarkson no MP3 e cantando: "Because of you I'll never stay too far from de sidewalk, because of you I learned to play on the safe side so I don't get hurt." Quando acontece o seguinte diálogo.

Gustavo: Puta que pariu Lara, que isso? VOCÊ cantando Kelly Clarkson?
Lara: Pois é migully, fui atingida pelo péssimo gosto musical. Eu sei que é ruim, mas não posso negar que é ótimo cantar essa música berrando por aí...
Gustavo: Te entendo. É aquele negócio. Toca tanto em todos os lugares que no final a gente acaba gostando...

Antigamente eu não era atingida pelo péssimo gosto musical. Rejeitava tudo que fosse diferente daquilo que era considerado bom por mim mesma, mas de um tempo pra cá isso tem mudado. Acho que a pressão de gostar sempre de coisas boas não me atinge mais, então canto mesmo Kelly Clarkson na rua. E acho a Lindsay Lohan linda! O Justin Timberlake é um colírio para meus olhos e a música e o clipe de Sexy Back me fazem ter calafrios.

Mas pensemos, de onde vêm o nosso gosto musical? Será uma herança de nossa família? Será que somos influenciados pelo nossos amigos? Ou será que é tudo responsabilidade nossa mesmo?

Analisemos a primeira hipótese:
Meus pais tem um gosto musical acima da média. Meu pai morou na Inglaterra e é apaixonado por Beatles até hoje. Minha mãe foi no show dos Rolling Stones no Hollywood Rock em 1994. Me lembro de quando nós viajávamos na minha infância e tocava Rita Lee e Cassia Eller no carro, e eu pequenininha cantarolava "Sou fera, sou bicho sou anjo e sou mulher". Me lembro também do meu pai e eu deitados na sala de casa ouvindo Tears for fears, uma música que não me lembro o nome, mas até hoje faz eu lembrar do meu pai. O CD Nevermind do Nirvana que tem aqui em casa é da minha mãe, e ele foi a porta aberta para o mundo do rock na minha vida.
Ok, eu tenho bons exemplos em casa, por sorte cresci ouvindo música boa (pulando aquela fase em que todo mundo ouvia É o tchan, Hanson e Backstreet boys). Talvez seja por esses exemplos que eu tenho um gosto musical bem bom.

Analisemos a segunda hipótese:
A maioria dos meus amigos gosta de músicas ruins. Minha amigas do colégio são frequentadoras de micaretas. Meus amigos da vida gostam de musica de night (estou generalizando, tem alguns que tem bom gosto musical). Ok, não é dance nem trance, das MINHAS nights, o que é bem melhor, mas mesmo assim pode ser devastador quando a night frequentada é a Ultra Love Cats, festa que toca de tudo, de Miss Kittin à Água da Sheila Mello.
Não, acho que esse não é o meu caso.

Analisemos a terceira hipótese:
Quando eu comecei a frequentar o mundo da internet o que eu mais gostava de fazer era entrar nos sites das minhas bandas preferidas e procurar musica na internet. No auge de 2003, época do Message Board do site dos Strokes e de onde esse blog nasceu (resumindo toda uma longa história é claro) eu procurava por tudo quanto era banda. Das antigas como The Stooges até as mais moderninhas e novas como o The Hives (que eu não gosto não). Passava as tardes e noites ouvindo música, na internet catando bandas novas e as bandas que influenciavam as bandas que eu gostava. Daí surgiu minha paixão por Iggy Pop e David Bowie. Nessa época voltei a ouvir Rolling Stones e comecei a ter vergonha do meu passado negro de paixonite pelo Charlie Brown Jr. Mas todo mundo tem um passado negro e eu também tenho direito de ter o meu.

Mas e agora? De onde vem essa influência do mau gosto?
Acho que na real todas as hipóteses acima são verdadeiras. Tudo influencia no nosso gosto musical. Aliás, não só musical, como no nosso gosto por qualquer coisa. Todas as hipóteses acima misturadas fazem você ter o seu gosto musical. Porque se fosse só influência dos pais eu teria o mesmo gosto musical dos meus irmãos, e NÃO, um deles gosta de Angra e o outro gosta de Kelly Clarkson. Se fosse só influência dos amigos todos nós teríamos o mesmo gosto musical. Mas o que mais influencia somos nós mesmos. Tem gente que gosta de gostar de coisa ruim, e acha aquilo a melhor coisa do mundo.

Ainda bem que temos gostos diferentes e que somos influenciados por diversos meios. O que seria do amarelo se todos gostassem do azul, não é mesmo minha gente?






Nenhum comentário: